
Ainda lidando com a frustração causada com a goleada sofrida ante o Palmeiras que causou a perda do título do Paulistão, o São Paulo faz nesta quinta-feira, 7 de abril, sua estreia na Copa Sul-Americana. Enfrenta o Ayacucho, do Peru, em confronto que faz parte da agenda da primeira rodada do estágio de grupos da competição em sua temporada 2022. O encontro terá como cenário o estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cuzco. O início está agendado para 21h30 (horário de Brasília). As equipes foram inseridas na chave D, que conta também com o Everton, do Chile, e o Jorge Wilstermann, da Bolívia.
O torneio manteve o formato que ganhou na temporada passada. Teve uma primeira etapa, no sistema de mata-mata, regionalizada, onde oito dos países com direito a representantes no torneio definiram dois classificados para o estágio de grupos.
A exceção ficou por conta de Brasil e Argentina, que não participaram dessa etapa, uma vez que já estavam garantidos na fase seguinte. Outros quatro clubes, que participaram das eliminatórias para Copa Libertadores da América e caíram no último estágio foram remanejados para a Sula.
Na fase de grupos, 32 equipes, que foram divididas em oito chaves, disputam seis rodadas (ida e volta). Ao final, os campeões avançam para as oitavas de final, que serão completadas com os oito terceiros colocados da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Então, emparelhados em grupos de dois, vão duelar, em jogos de ida e volta, até que sejam conhecidos os finalistas. O título será disputado em jogo único.
A boa campanha no Torneio Abertura, a primeira parte do Campeonato Peruano versão 2021, foi determinante para que o Ayacucho alcançasse o direito de participar da Copa Sul-Americana versão 2022. O clube contabilizou 15 pontos (três vitórias e seis empates). O suficiente para ficar na segunda colocação do grupo A, que teve o San Martin, com 19 pontos, como vencedor. No Torneio Encerramento, o time perdeu fôlego.
O técnico Rogério Ceni, do São Paulo, deixou claro que a Copa Sul-Americana ficará em segundo plano para o clube. A prioridade para o tricolor será a disputa do Campeonato Brasileiro. Depois de correr risco de rebaixamento no Brasileirão em 2021, a meta, agora, é obter no torneio uma vaga para Copa Libertadores da América em 2023. Assim, o clube provavelmente colocará em campo nesta quinta-eira uma equipe recheada de reservas.
Prognóstico e palpite final para Ayacucho x São Paulo:
Frente a um São Paulo abalado pela derrota da decisão do Paulistão e que dá indícios de não se importar muito com o torneio, o prognóstico na vitória do Ayacucho acaba sendo o palpite indicado para o encontro desta quinta-feira pela primeira rodada da fase de grupos da versão 2022 da Copa Sul-Americana.