
A Macedônia do Norte é o último obstáculo entre Portugal e uma vaga na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O confronto desta terça-feira, 29 de março, é parte das finais da repescagem das eliminatórias europeias para o próximo Mundial. Terá como cenário o estádio do Dragão, no Porto. O pontapé inicial está marcado para 15h45 (horário de Brasília). Quem vencer terá seu passaporte carimbado.
Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate ao final do período extra, a definição do classificado será realizada através de cobranças de pênalti.
Dez das 13 vagas que a Europa conta para Copa do Mundo do Qatar de 2022 já foram definidas através da fase de grupos, que contou com 55 seleções divididas em 10 chaves. As campeãs de cada grupo ficaram com elas.
As vice-campeãs de cada chave e duas seleções que não conseguiram vaga nas Eliminatórias mas estiveram as de melhor campanha na Liga das Nações da Europa (Uefa Nations League) vão disputar, na repescagem, as três vagas restantes. Foram separadas em grupos de dois. Com jogos únicos e eliminatórios, vão se enfrentar até que sejam definidos os últimos representantes do continente no próximo mundial.
Embora a distância entre Portugal e Copa do Mundo não pareça grande, ela já foi menor. No estágio de grupos das eliminatórias europeias, os lusos chegaram à jornada final precisando apenas do empate para garantir seu lugar no Mundial diante da Sérvia. No estádio da Luz, em Lisboa, perderam por 2 a 1. Ao ficarem estacionados nos 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e uma derrota), caíram para segunda posição da chave A, que teve os sérvios como campeões, e foram mandados para repescagem.
Nas semifinais da repescagem, também contando com a chance de atuar no estádio do Dragão, Portugal chegou a tomar um susto, mas conseguiu garantir o direito de seguir na luta pela classificação. Na quinta-feira, 24 de março, superou a Turquia por 3 a 1. Foi melhor no duelo. Teve a bola por 60% do tempo, criou maior número de oportunidades para finalização (16 a 12) e liderou também o índice de tiros certos (7 a 5).
Nunca em sua história a Macedônia do Norte, que participou pela primeira vez das eliminatórias para um Mundial em 1994, quando o torneio foi sediado nos Estados Unidos, chegou tão longe. A classificação para a final da repescagem foi obtida em cima da Itália na quinta-feira, 24 de março. Superou os tetracampeões mundiais ao marcar 1 a 0, em Palermo, com um tento assinalado aos 47 minutos da etapa derradeira por Trajkovski, que recebeu assistência de Miovski.
Foi apenas sua segunda finalização certa no confronto, no qual produziu quatro oportunidades de arremate. Passou a maior parte do duelo sendo submetida a um bombardeio dos donos da casa. Os italianos, que tiveram o controle da pelota por 64% do tempo, criaram 32 chances para disparo. O sistema defensivo da Macedônia do Norte conseguiu bloquear metade dos arremates. Onze tiveram a direção errada. Os cinco que foram no alvo foram interceptadores pelo arqueiro Stole Dimitrievski.
Prognóstico e palpite final para Portugal x Macedônia do Norte:
Contando com atacantes com maior capacidade de finalização do que a seleção italiana, Portugal tem o prognóstico na vitória diante da Macedônia do Norte o palpite indicado para o duelo desta terça-feira pelas finais da repescagem das eliminatórias europeias para Copa do Mundo do Qatar de 2022.